top of page
  • Foto do escritorACPM ENGENHARIA

Laudo e inspeção de brinquedos e playgrounds em escolas, parques, condomínios e buffets.



Divertir, sorrir e brincar !


É tudo o que se espera das nossas crianças, crescerem felizes e saudáveis, mas para isso devem estar protegidas. E de quem é essa responsábilidade ? De todos! Pais, professores, fornecedores de brinquedos e espaços de diversão, governo ou seja dos adultos!


Por este motivo vamos abordar brevemente na nossa matéria sobre a importância da inspeção prévia em brinquedos e playgrounds e seu plano de manutenção.


Boa leitura!!!


Segurança em primeiro lugar!


Vamos falar de brinquedos e playgrounds, o recanto de alegria das crianças e de lembranças agradáveis que podem ser levadas para toda a vida. Mas para isso é de suma importância as manutenções e inspeções periódicas por um profissional legalmente habilitado segundo as normas de segurança da ABNT.

Bom, mas algumas pessoas ainda se perguntam, por que fazer um laudo ou um programa de manutenção preventiva?


Infelizmente algumas regras ou leis somente acabam entrando em vigor por conta de situações de desastre ou grandes acidentes, podemos pegar como exemplo os casos de morte no Hopi Hari em 2007 onde um adolescente passou mal e morreu, ou mesmo em 2012 onde uma adolescente caiu em um dos brinquedos e infelizmente também morreu.


Os acidentes com morte ou com graves ferimentos não é uma particularidade somente de grandes parques, mas em condomínios e escolas, onde infelizmente ouvimos notícias de acidentes onde os usuários vieram a óbito.


Então a necessidade da inspeção e manutenção inicialmente é importante para cuidar das nossas crianças, para que as experiências sejam maravilhosas e sejam levadas para toda a vida.


Em contrapartida a legislação veio para auxiliar, muitos estados já contam com a obrigatoriedade de um programa de manutenção e laudo emitido por um engenheiro mecânico. Mais precisamente em São Paulo sobre os Decretros  de Nº 52.587, DE 23 DE AGOSTO DE 2011 e Nº 60.086, DE 22 DE JANEIRO DE 2014, onde definem a obrigatoriedade e os requisitos para a inspeção e elaboração do referido laudo técnico .


Inclusive para o alvará de funcionamento muitas prefeituras já exigem o referido laudo, igualmente se aplica a laudos ambientais, AVCB e etc.


Como funciona este processo?


Como mencionado anteriormente a avaliação e emissão da ART deve ser feita por um profissional legalmente habilitado, ou seja, conforme atribuição do sistema CREA/CONFEA, compete ao engenheiro mecânico esta análise.


Porém engana-se que é só emitir a ART, o profissional deve seguir leis e normas, mais especificamente para playground a norma ABNT 16071, em outros tipos de brinquedo poderão ser utilizadas normas complementares.


O engenheiro deve ir até o local e avaliar a conformidade dos brinquedos conforme a referida norma, emitir o seu parecer ao cliente e solicitar as modificações ou ajustes caso julgue necessário de modo a garantir a segurança dos usuários.


Ele deve identificar divergências tais como, riscos à segurança por quedas, materiais perfurocortantes, falta de informativo de segurança.


Por fim, deve-se garantir que as nossas crianças estejam seguras.




Confira em nossa página de serviços:


Somos uma empresa especializada em Engenharia Mecânica, provendo soluções e adequações conforme estabelecido nas normas regulamentadoras.

Atuamos com Projetos de Adequação, Emissão de Laudos e ART´s para

NR11, NR12 e Máquinas Pesadas, NR13, Sistema de Exaustão de Cozinhas, PMOC e AR Condicionado, Brinquedos e Playground, dentre outras.


Consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho, emissão de LTCAT, Laudos de Insalubridade e Periculosidade, eSocial, assistente técnico pericial e recursos judiciais, PPP, PGR e muito mais.


Efetuamos Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio junto ao Corpo de Bombeiros, emissão e renovação de AVCB e CLCB.




167 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page